Acendedora de estrelas

Dizia Kant que havia duas coisas que o enchiam de respeito e admiração: o céu estrelado acima dele e a lei moral dentro dele. O céu estrelado fazia-lhe sentir o peso da insignificância do ser humano perante a escura e esmagadora imensidão dos espaços cósmicos. O que somos nós no universo? Uma merda, uns vermes cósmicos que, se esmagados por um cometa, não provocam qualquer cócega na Via Láctea.
Mas, depois, olhando para dentro de nós, vamos encontrar a lei moral. Ah! A lei moral. As leis do universo transcendem-nos, não são nossas, não fomos nós que as fizemos. Limitamo-nos apenas a conhecê-las. Mas a lei moral, ah ah, essa pertence-nos, é nossa e ninguém nos tira. Em que parte do universo é que há lei moral? Tanto universo, tanta estrela, tanta galáxia, onde raio vamos encontrar uma lei moral? Em lado nenhum excepto dentro de nós, dentro destas merdas sem qualquer valor, estas insignificantes pulgas que passam despercebidas no dorso do universo. Esse universo esmaga-me mas a lei moral que só eu possuo e conheço permite-me vingar da sua estúpida e inútil imensidão, escarnecer de um universo sem consciência de si, encher-me de orgulho antropológico apesar de não sermos propriamente uns anjinhos com asinhas a dar a dar.
(…)
Quero lá saber se é o Sol que gira em torno da Terra ou se é a Terra que gira em torno do Sol. É igual ao litro. Mas a lei moral, essa sim, continua a preocupar-me, essa sim, continuo a persegui-la. Posso morrer ignorante e estúpido a respeito da escura e tenebrosa imensidão do espaço cósmico. Quero lá saber, que se lixe o universo. Morrer sem a consciência tranquila, isso sim, é morrer na mais densa e tenebrosa escuridão no interior desse universo que pode ser insignificante, ridículo, irrisório, mas que é o meu. Se quando eu morrer pedir mais luz, não é a das estrelas que peço.

Ponteiros Parados

Anúncios

One response

  1. Ter consciência é um acto de coragem.

    Beijos enormes de saudade, babe.

    Fevereiro 22, 2013 às 9:41 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s