Contos à volta da lareira

E aí começam ambos a trabalhar, ele em armas de fogo, que vai buscar a Vigo, e ela em cortes de seda, que esconde debaixo da camisa, enrolados à cinta, de tal maneira que já ninguém sabe ao certo quando atravessa o ribeiro grávida a valer ou prenha de mercadoria.” (Miguel Torga, in Fronteira – “Novos Contos da Montanha”).

Por aqueles caminhos até à fronteira, andavam os contrabandistas. Já conheciam bem os sítios por onde passar a vau e fugir à guarda fronteiriça.

Lá no Monte Roxo, já sabíamos quando vinha o contrabandista. Víamo-lo chegar de bicicleta, ou de burro. Esperávamos à porta com grande ansiedade. Ajudávamos a descarregar os malotes e remexíamos em tudo o que lá vinha dentro – tecidos, perfumes, sabonetes. Tesouros vindos de Espanha. Acompanhávamos as sopas de leite com as aventuras e perigos do Ti Joaquim, o Guerreiro. Pernoitava por lá, o que adorávamos, pois tínhamos mais tempo para bisbilhotar o conteúdo das malas e sonhar com histórias de mil e uma noites, cheias de polícias, ladrões e princesas bem perfumadas.

Anúncios

3 responses

  1. A memória tem esse encanto: deixa-nos reviver a nossa vida, mas, desta vez, à nossa maneira. Com as nossas cores, cheiros e até enredos.

    Amo as tuas últimas fotos, jóia! Beijooooooo!

    Novembro 4, 2012 às 8:58 pm

  2. Helena Gomes

    Que bem que se está à volta da lareira a ouvir histórias encantatórias, acompanhadas de jeropiga e castanhas assadas. É assim, aqui…ah, é verdade, a jeropiga já é a deste ano. 🙂

    Novembro 4, 2012 às 9:19 pm

  3. Danadinha… 😉

    Novembro 4, 2012 às 10:38 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s