Cultura Geral (II)

Aquelas coisas que sabemos mas não nos lembramos

As Sete Maravilhas do Mundo Antigo:

Seis dos sete admiráveis monumentos e esculturas da antiguidade já desapareceram. Só restaram as pirâmides do Egipto. Não se sabe sequer o aspecto que os outros tinham, mas é possível imaginá-los a partir das descrições imperfeitas e das reproduções estilizadas em moedas antigas. A primeira lista das maravilhas do mundo teria sido feita pelo poeta grego Antipatro de Sídon, entre os anos 150 a 120 a.C.  

 As Pirâmides de Gizé

   As pirâmides de Gizé estão localizadas na esplanada de Gizé, na antiga necrópole da cidade de Mênfis, e atualmente integra o Cairo, no Egito..O que mais chama a atenção para estes monumentos é o uso de gigantescos blocos de pedra em sua construção, muitos dos quais possuem peso estimado em mais de 200 toneladas. Não há, literalmente, blocos pequenos aqui: cada bloco é enorme, os menores pesando cerca de 50 toneladas. É difícil entender como tais monstros megalíticos foram levantados, manobrados e postos no lugar pelos antigos egípcios.A construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja “encaixadas”, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel.Do tamanho de vários campos de futebol, as pirâmides foram construídas para se adaptarem aos movimentos de expansão e contração sob a ação do calor ou do frio, ou mesmo terremotos e outros fenômenos da natureza, e após 4.600 anos,  sua estrutura seria danificada seriamente sem esse tipo de cuidado.

 

  As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilónia

   Foram construídos por Nabucodonossor, segundo historiadores do passado, para sua esposa e rainha, que ele tinha trazido da Média, e tinha “paixão pelos arredores montanhosos” de usa terra natal. A rainha, achando a cidade da Babilónia muito plana e depressiva, foi a inspiração para o rei criar o jardim cheio de terraços, para recriar o terreno verde e montanhoso de sua terra natal. A construção dos jardins em terraços, fazia com que estes se parecessem com pequenas elevações, ou montanhas, com as árvores ao topo, sendo vistas de uma distância considerável por sobre as muralhas do palácio de Nabucodonossor. Sem dúvida, este fato fez perpetuar o sentido de ilusão e maravilha se perpetuasse e o termo jardins suspensos também, ao invés de sobrepostos. Os jardins botânicos com flores fragrantes e esculturas surgiam dentre piscinas e fontes. Árvores frutíferas acentuavam as áreas rectangulares cultivadas, sob a sombra das árvores. Água descia em cascata do lago reservatório por sobre a vegetação localizada em baixo.

O Mausoléu de Helicarnasso (ou o Túmulo de Máusolo em Éfeso)

 O O Mausoléu de Halicarnasso foi a construção que a rainha Artemísia mandou fazer para abrigar o cadáver do rei Mausolo.

 

 

 

 

 

 

 

A Estátua de Zeus, de Fídias  

Na cidade grega de Olímpia, na planície do Peloponeso, estava a quinta maravilha: a estátua de Zeus, esculpida pelo célebre ateniense Fídias, no século V a.C., quando a cidade já caíra sob o domínio de Esparta. Essa é considerada sua obra-prima. Tanto os gregos amavam seus trabalhos que dizia-se que ele revelava aos homens a imagem dos deuses. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua media de 12 a 15 metros de altura – o equivalente a um prédio de cinco andares – e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas. Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia, acreditando-se que foi destruída, em 1215, por um terramoto

O Templo de Artemisa (ou Diana)

 Construído para a deusa grega da caça e protectora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo.  Feito em 550 a.C. em Éfeso, actual Turquia.

 

 

 

 

O Colosso de Rodes

 O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, construída entre 292 a.C. e 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, que a concluiu doze anos depois. A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze. Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protector do lugar. É que o colosso tinha um pé em cada margem do canal que dava acesso ao porto. Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguiria abraçar seu polegar. O monumento foi erguido nas proximidades do porto e permaneceu em pé pouco tempo, até 225 a.C., quando um terramoto o destruiu. Ali ficou em ruínas até que os árabes invadiram Rodes, no ano de 654, desmontaram as peças quebradas e as venderam.

 

O Farol de Alexandria

Considerada uma das maiores produções da técnica da antiguidade. Foi construído na ilha de Faros, em frente à cidade de Alexandria. Neste primeiro farol obtinha-se a luz acendendo em seu cume uma grande fogueira utilizando, provavelmente, estrume seco, e um jogo de espelhos de bronze. O efeito era tão grandioso que, segundo relatos da época, era como se um sol brilhasse a noite. Por mais de cinco séculos, guiou todos os navegantes, num raio de 55 quilómetros da antiga cidade egípcia. Dele nasceu o nome com o qual se designam hoje estas torres que dão sinais aos navegantes. Essa obra, feita toda em granito, começou a ruir no século IV, quando terramotos e deslizamentos tragaram boa parte de Alexandria, acabando com o brilho da “cidade dos mil palácios”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s