Almas de adesivo

É frequente confrontar-me e ainda ficar abespinhada com aquelas pessoas a que considero ALMAS DE ADESIVO. Aqueles indivíduos que se adaptam acriticamente a todas as circunstâncias e modos de estar na vida e, se por causa dessa sua capacidade de encarreirar, lhes for dado um pouco de poder, então, essa característica até aí escamoteada, é tão obvia que se torna obscena. Finos e transparentes os adesivos colam-se, adaptando-se a todos os moldes.

Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Com que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.

                                        (F. Pessoa)

3 responses

  1. Muito interessante este texto!!! Daria muitas horas de conversa pela noite dentro…
    Mas eu não vejo as coisas assim tão a preto e a branco! E tento não me abespinhar… com quem não mereça, pelo menos!
    Há sempre uma margem que desconhecemos no ser humano, tal como diz Pessoa, o que aliás transforma qualquer um num universo único e num universo a descobrir.
    bj

    Janeiro 22, 2010 às 3:42 pm

  2. Helena Gomes

    uhm…que saudades das nossas “discussões” horas a fio.

    Janeiro 22, 2010 às 4:10 pm

  3. Uma coisa que aprendi, de forma algo bruta até, é que não posso esperar que os outros sejam, pensem ou actuem como eu. Cada um é como é – e eu não peço desculpas por quem sou. Tento não julgar os outros, mas convenhamos: é difícil. Há sempre aquelas pessoas que conseguem irritar-me profundamente.

    Sempre levei tudo muito a peito, tornava as atitudes que não gostava nos outros como uma ofensa pessoal. Hoje em dia, já não. Sei que tenho tantos ou mais defeitos que os outros (e ainda bem!) e apenas quero na minha vida quem eu gosto e respeito, quem me respeita e gosta de mim. Aprendi isto contigo – já não faço fretes. É válido para tudo na vida, até para o campo profissional.

    Isto já vai longo. 🙂 Abreijo, amiga*

    Janeiro 23, 2010 às 3:04 pm

Deixe uma Resposta

