Imagens da minha vida

Vou buscar esquecidas lembranças, tempos, lides, canções, gentes, um mundo que resta só na imagem e na palavra de quem a sente.

Da ideia à forma, onde fica o pensamento?

No tempo, longe desse tempo, dessas terras e gentes relembro A MINHA INFÂNCIA em Angola, no outro lado do tempo!

Mudaram-se os tempos, com esses tempos também as vontades: a infância deu lugar à adolescência

REVOLUÇÃO:  isto é: descobrimento
Mundo recomeçado a partir da praia pura
Como poema a partir da página em branco
— Catarsis emergir verdade exposta
Tempo terrestre a perguntar seu rosto

Sophia de Mello Breyner Andresen, in “O Nome das Coisas”

Somos assim aos dezassete.

Sabemos lá que a vida é ruim!

A tudo amamos, tudo cremos.

Aos dezassete eu fui assim.

Depois, Acilda, os livros dizem,

Dizem os velhos, dizem todos:

“A Vida é triste! A Vida leva,

a um e um, todos os sonhos.”

Deixá-los lá falar os velhos,

Deixá-los lá… A Vida é ruim?

Aos vinte e seis eu amo, eu creio.

Aos vinte e seis eu sou assim.

Sebastião da Gama

Aos quarenta anos sou um ser perplexo,

não como aos vinte ou aos trinta,

mas radicalmente perplexo. Não sei

se amo a vida ou a detesto.

Se amo ou não amo aqueles que amo,

se odeio ou não odeio os que detesto.

Jorge de Sena ( adaptado)

 

O grande mistério não é termos sido lançados aqui ao acaso, entre a profusão da matéria e das estrelas: é que, da nossa própria prisão, de dentro de nós mesmos, conseguimos extrair imagens suficientemente poderosas para negar a nossa insignificância.

 A Condição Humana (1933)

 

 

3 responses

  1. ADOREI! Tudo – os vídeos, os excertos, a tua linha de pensamento… Tudo!

    Um abreijo apertado, amiga*

    PS – A neve também é um efeito excelente. 🙂

    Dezembro 3, 2009 às 9:36 pm

  2. Lenita, posso roubar a tua ideia do livro que estou a ler? Achei-a genial…

    Abreijo*

    PS – Já agora, como se faz esse efeito da neve?

    Dezembro 7, 2009 às 12:15 am

  3. mais do que uma linha cronológica, uma «linha paradigmática»!
    uma sequência muito bem conseguida, mas outra coisa não seria de esperar.
    beijos

    Dezembro 8, 2009 às 10:03 pm

Deixe uma Resposta

